Trabalhos elaborados pelas alunas do 5° termo / 2013 de Pedagogia
Fundamentos e Métodos de Ensino da Língua Portuguesa
Nomes:
Luciene Lima
Rosangela
Matias
Projeto de Verbos
Trabalho da disciplina de Fundamentos
e Métodos de
Ensino
da Língua
Portuguesa,
sob orientação do
Prof.
Osmar Junior.
Indaiatuba / SP
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO....................................................................................................01
AULA 1- NA RODA DA
CONVERSA................................................................02
AULA 2- JOGO DA
MÍMICA............................................................................
03
AULA 3- PRESENTE,PASSADO E
FUTURO.................................................. 04
AULA 4- REFORÇANDO O CONHECIMENTO...............................................05
CONSIDERAÇÕES.............................................................................................06
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS..................................................................07
Introdução
O projeto
consiste em trabalhar verbos com crianças de 8 anos de idade do Ensino
Fundamenta I com duração de 4 semanas, os verbos podem ser ensinados as
crianças de maneira divertida, proporcionando muitas oportunidades para
levá-los a se movimentar, examinar, comparar, entre outros.
Iniciará com a roda da conversa, esta atividade
promoverá questionamentos que instiguem à criança a percepção da ação para a
definição da palavra verbo. Dando sequência as outras atividades complementarão
o ensino.
01
Aula 1- Na roda da conversa
O professor introduzirá qualquer
assunto para iniciar a aula, de acordo com os relatos e a realidade do grupo,
ir direcionando o assunto para as profissões observadas no cotidiano, pode-se
fazer o registro na lousa ou no papel, orientá-los a combinar quais práticas
profissionais caracteriza cada uma delas (verbos).
Exemplos: Professora:
ensinar, explicar, escrever, ler, corrigir;
Mecânico:
concertar, arrumar;
Agricultor:
plantar, colher, adubar;
Escritor: escrever, ler, revisar;
O professor deverá ir promovendo
questionamentos que instiguem à criança a percepção da ação para a definição da
palavra verbo.
02
Aula 2 - Jogo da mímica
O professor deverá ter um saco de pano com vários papeis dentro. Nesses papéis, estarão escritos verbos (no infinitivo) e as crianças deverão sortear e fazer a mímica do verbo para que as outras adivinhem (por exemplo: andar, saltar, comer e dormir.
Nesse primeiro momento, deve-se trabalhar apenas os verbos de ação. À medida que as crianças acertarem os verbos, eles devem ser escritos na lousa para formar uma lista:
Verbos: andar
saltar
comer
dormir
É importante que o desfecho da discussão seja de que todas essas palavras são ações, ou seja, VERBOS, e que a indicação de ação também é um tipo de verbo.
03
Aula 3 – Presente, passado e futuro
Agora que os alunos já sabem o que é verbo, é necessário que saibam o quanto um verbo é importante dentro de um texto.
Exemplos; vamos trabalhar com os
verbos; andar, saltar, comer e dormir no presente passado e futuro.
Exemplo andar na 1ª pessoa do singular
1ª Hoje eu ando.
2ª Ontem eu andei.
3ª Amanha eu andarei.
Na primeira frase, a forma verbal (ando) indica uma ação no Presente.
Na segunda frase, a forma verbal (andei) indica uma ação no Passado.
Na terceira frase, a forma verbal (andarei) indica uma ação no Futuro.
Os verbos são palavras que indicam as ações, estados, processos
praticados ou sofridos pelo sujeito, ou que fazem afirmações a seu respeito com
indicações de tempo – Presente, Passado ou Futuro.
No verbo, a terminação da palavra indica se o tempo é passado,
presente ou futuro.
04
Aula 4 – Reforçando o conhecimento
>O professor poderá questionar os alunos se os verbos em questão indicam algo que está acontecendo no momento, que já aconteceu ou que ainda vai acontecer.
>Finalizada a discussão, o professor pode fazer um jogo rápido com os alunos, por exemplo: dizer um verbo em algum tempo (presente, passado ou futuro) e o aluno deverá dizer o que ele está indicando – algo que já aconteceu, que ainda vai acontecer ou que está acontecendo no momento.
>Também pode falar verbos no infinitivo para que os alunos conjuguem no tempo que o professor indicar. Indique como 'ontem', 'hoje' ou 'amanhã', ou então como o que ainda não aconteceu, o que está acontecendo e o que ainda vai acontecer.
> Saberá assim, se os alunos compreenderam não somente o conceito de verbo, mas também da indicação de tempo que ele proporciona. Caso o professor perceba muita dificuldade, poderá estender o projeto por mais alguns dias, reforçando assim, o conhecimento para o aluno.
05
Conclusão
O projeto é desenvolvido dentro do PCN,
o objetivo é a parte central do trabalho, como o nome já diz, é o objetivo que
você quer alcançar com os seus alunos. É importante, nesta etapa do processo,
que o professor desenvolva a ação coletiva; articular o cotidiano com a vida
escolar; despertar o interesse pelo assunto; instigar o trabalho em grupo;
06
BIBLIOGRAFIA
Acesso em 26/04/2013
Jaqueline
Alves Santos
Bruna Amadeus Custódio
Maria
de Jesus dos Stos Cabral
PEDAGOGIA DE PROJETOS
Adjetivos
Indaiatuba
2013
Jaqueline Alves Santos
PEDAGOGIA DE PROJETOS
Adjetivos
Elaborado por
Jaqueline Alves Santos
Maria de Jesus Santos Cabral
Bruna Amadeus Custodio
RA: 51102134
RA: 51102416
RA: 51102878
Pedagogia – Fundamentos e métodos do ensino da
língua portuguesa – Prof. Osmar Jr.
|
Indaiatuba
2013
SUMÁRIO
Capa..............................................................................................................................
|
01
|
Folha de
rosto..............................................................................................................
|
02
|
Sumário........................................................................................................................
|
03
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Introdução /
Objetivo.................................................................................................
|
04
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Justificativa..................................................................................................................
|
05
|
Projeto.........................................................................................................................
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06
|
Conclusão...................................................................................................................
|
08
|
Bibliografia
Consultada...............................................................................................
|
09
|
Introdução
Em busca de melhorias da pratica
pedagógica no ensino fundamental, o projeto Adjetivos foi criado com a
responsabilidade inovadora de uma proposta pedagógica que resulte na construção
de conhecimentos significativos para o ensino aprendizagem dos alunos.
Esse Projeto Pedagógico é um espelho
dos valores da instituição e por isso se torna um projeto transformador, a
partir de ações internas, pensamentos e hábitos da comunidade escolar, e toda a
comunidade relacionada.
É de suma importância o desenvolvimento
e a utilização do ensino dos adjetivos através de jogos nas salas de aulas, no
entanto o uso dos jogos não pretende ser uma metodologia única, tratando-se
apenas de mais uma opção para a alfabetização.
Esse recurso pedagógico é uma opção de
entretenimento muito aceita pelos alunos, em especial às crianças, que possuem
certa visão de mundo e de realidade. Pois como sabemos,
as crianças tem contato com o mundo através dos sons, das imagens e dos demais
sentidos, dessa forma, passam a conhecer algo que oferece diferentes visões de
mundo, cheias de ações, cores, fantasia, novos valores e que formula novos
padrões de comportamento.
Objetivo
O projeto Caixa
de adjetivos, tem como objetivo central sugerir uma metodologia de utilização
para professores de ensino fundamental, pois esse material oferece diversas
possiblidades de uso. Ajudar a dominar o poder dessas
palavras descritivas empregando-as em atividades desenvolvidas, para
compreendê-las melhor.
Justificativa
Os jogos de adjetivos podem ser utilizados para
introduzir o tema, para aprofundar o conceito já apresentado, para gerar
discussão a respeito do assunto, para ilustrar uma ideia. Não existem regras
para sua utilização, porém, uma organização deverá existir para que haja um bom
aproveitamento de seu uso no ensino podendo desta forma, atingir o objetivo da
aprendizagem.
Pedagogia de projeto: Caixa de Adjetivos
CONTEÚDOS
Ensinar adjetivos.
ANO: Pré-escola ou 5° série
TEMPO ESTIMADO: 30 minutos
OBJETIVOS
- Dominar o poder das palavras descritivas.
ANO: Pré-escola ou 5° série
TEMPO ESTIMADO: 30 minutos
OBJETIVOS
- Dominar o poder das palavras descritivas.
- Alternativa de metodologia para o
professor.
MATERIAL NECESSÁRIO
Caixa, objetos concretos, lousa, caneta e varal.
DESENVOLVIMENTO
1º ETAPA
Reúna as crianças em redor de uma caixa supressa, onde os alunos encontrarão vários objetos; Pergunte se os alunos sabe o nome desses objetos;
2° ETAPA
Depois dessa conversa inicial, peça para os alunos
descrever esses objetos; Escrevendo essas descrições no em uma folha em branco;
3° ETAPA
Aproveite os momentos que os alunos estão
escrevendo e monte um varal na sala, para pendurar esses adjetivos no varal,
lembrando que organização do acervo tem como objetivo ensinar dominar o poder dessas palavras
descritivas.
4º ETAPA
É importante também que se os adjetivos for características como, por exemplo: “lindo, cheiroso, quente” o professor tem que fazer a lista ao contrario como por exemplo: “feio, fedido, frio”.
É importante também que se os adjetivos for características como, por exemplo: “lindo, cheiroso, quente” o professor tem que fazer a lista ao contrario como por exemplo: “feio, fedido, frio”.
AVALIAÇÃO
Para saber se os objetivos foram alcançados, observe se depois dessas atividades as crianças ampliaram seu vocabulário oral e com facilidade consegue descrever alguma situação em textos, por exemplo;
Conclusão
A atividade demonstra que é possível, a partir de
um jogo ensinar os adjetivos de uma forma lúdica e no ambiente escolar. O
trabalho desenvolvido deve reconhecer a importância e as possibilidades de uso
dos adjetivos para o processo de ensino e aprendizagem tornando essa ferramenta
um recurso viável e de grande potencial para a ação pedagógica.
PCN LÍNGUA PORTUGUESA – PAGINA 86
• Escrever textos com pontuação e ortografia
convencional, ainda que com falhas, utilizando alguns recursos do sistema
de pontuação. Espera-se que o aluno já demonstre conhecimento de regularidades
ortográficas e saiba utilizar o dicionário e outras fontes impressas para
resolver as dúvidas relacionadas às irregularidades. Espera-se também que
demonstre conhecimento sobre o sistema de pontuação, segmentando o texto em
frases, pontuando diálogos, etc.
Bibliografia consultada
IESI – INSTITUTO DE
ENSINO SUPERIOR DE INDAIATUBA
PROJETO DE LÍNGUA
PORTUGUESA
Cada ponto em seu
lugar
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Indaiatuba
2013
Sumário
Introdução……………………………………….
Pág. 3
Apresentação do
objetivo………………………. Pág. 3
Etapas do
desenvolvimento…………………….. Pág. 3
Fundamentação teórica
………………………….Pág. 6
Cronograma………………………………………Pág.
6
Referências
bibliográficas………………………..Pág. 7
Introdução
Esse projeto aborda o
assunto de como pontuar corretamente para que os textos sejam produzidos e
lidos adequadamente. Ocorre muitas vezes, na escrita e na leitura, a
dificuldade para aplicar a pontuação.
De acordo com o PCN
(Parâmetro Curricular da Língua Portuguesa) veremos que a pontuação não serve
somente como pausa para respirar, e sim, para dar sentido ao fluxo do texto. Dessa
forma, o texto possibilitará ao leitor as propostas do autor e seus efeitos
estilísticos.
Na realização destas
aulas, na qual buscaremos, responder as questões: Como e quando aplicar os
sinais de pontuação em frases e textos é necessário que já tenham sido
trabalhadas com o aluno noções: de leitura e de escrita de pequenos textos e
frases; do uso dos sinais de pontuação.
Apresentação do
objetivo
Expectativas com
relação aos alunos reconhecerem a necessidade de pontuar suas produções
escritas, percebendo a relação direta entre esses recursos. Identificar os
sinais de pontuação em frases e pequenos textos, aplicar os sinais de pontuação
em diferentes situações e desenvolver habilidades de pontuar frases e pequenos
textos.
Etapas do
desenvolvimento
1ª Aula:
Na roda de conversa a
professora organiza os alunos e distribui o texto, no qual devem ser
necessários vários tipos de pontuação como vírgula, travessão, interrogação,
etc.. Os divide em grupo e pede que cada grupo leia uma estrofe. Após a leitura devem identificar os sinais de pontuação
existentes no texto, do que se trata o texto, porque da pontuação, frases e
textos e se apareceu alguns sinais que eles não conheciam.
Texto:
Pontos de Vista
Os sinais de
pontuação estavam quietos dentro do livro de Português quando estourou a
discussão.
— Esta história já
começou com um erro — disse a Vírgula.
— Ora, por quê? —
perguntou o Ponto de Interrogação.
— Deveriam me colocar
antes da palavra "quando" — respondeu a Vírgula.
— Concordo! — disse o
Ponto de Exclamação. — O certo seria:
"Os sinais de
pontuação estavam quietos dentro do livro de Português, quando estourou a
discussão".
— Viram como eu sou
importante? — disse a Vírgula.
— E eu também —
comentou o Travessão. — Eu logo apareci para o leitor saber que você estava
falando.
— E nós? —
protestaram as Aspas. — Somos tão importantes quanto vocês. Tanto que, para
chamar a atenção, já nos puseram duas vezes neste diálogo.
— O mesmo digo eu —
comentou o Dois-Pontos. — Apareço sempre antes das Aspas e do Travessão.
— Estamos todos a
serviço da boa escrita! — disse o Ponto de Exclamação. — Nossa missão é dar
clareza aos textos. Se não nos colocarem corretamente, vira uma confusão como
agora!
— Às vezes podemos
alterar todo o sentido de uma frase — disseram as Reticências. — Ou dar margem
para outras interpretações...
— É verdade — disse o
Ponto. — Uma pontuação errada muda tudo.
— Se eu aparecer
depois da frase "a guerra começou" — disse o Ponto de Interrogação —
é apenas uma pergunta, certo?
— Mas se eu aparecer
no seu lugar — disse o Ponto de Exclamação — é uma certeza: "A guerra
começou!"
— Olha nós aí de novo
— disseram as Aspas.
— Pois eu estou
presente desde o comecinho — disse o Travessão.
— Tem hora em que,
para evitar conflitos, não basta um Ponto, nem uma Vírgula, é preciso os dois —
disse o Ponto e Vírgula. — E aí entro eu.
— O melhor mesmo é
nos chamarem para trazer paz — disse a Vírgula.
— Então, que nos usem
direito! — disse o Ponto Final. E pôs fim à discussão.
Conto de João
Anzanello Carrascoza, ilustrado por Will.
Revista Nova Escola -
Edição Nº 165 - Setembro de 2003.
No caderno realizar a
seguinte atividade.
Leia o texto e
identifique os sinais de pontuação de cada estrofe.
2ª Atividade
Professor organiza a
turma em equipes. Proponha a construção de frases, para isso divida entre as equipes os tipos de
sinais de pontuação. Entregue para cada equipe uma ficha com as seguintes
instruções:
Complete as
frases utilizando o sinal indicado:
Ponto final (.)
Acho que
______________________________
Não___________________________________
Ponto de interrogação
(?).
Qual
é__________________________________
Posso___________________________________
Ponto de exclamação
(!).
Que
___________________________________
Gosto tanto
_____________________________
Vírgula (,) e
reticências (...).
Na escola
aprendi_______________________________________
Na minha família
_______________________________________
Ao terminarem a
atividade, crie um momento de diálogo com os alunos, sobre as frases
construídas por cada equipe, depois as coloque no varal ou mural da sala de
aula para que todos apreciem.
Atividade para casa:
Pesquise em jornais, revistas ou panfletos de propagandas diferentes expressões
humanas que contenham os sinais de pontuação presentes no texto. Recorte e
traga na próxima aula.
Professora conversa
com os alunos sobre as frases pesquisadas em casa. Cola as frases em cartolina e promove um espaço onde todos os alunos se
sintam a vontade para expor suas frases coladas nos cartazes dramatizando de
acordo com a função da pontuação empregada na frase.
A professora registra
no quadro as frases pesquisadas pelos alunos. Após o registro a professora
explicará: Os sinais de pontuação são utilizados para expressar nossa fala,
entonações e questionamentos. Cada sinal tem sua função na escrita e podemos
perceber também em nossa fala.
Para finalizar este
momento, pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade. É importante que
justifiquem suas respostas.
Fundamentação teórica
A importância do
projeto é oferecer aos alunos o aprendizado de forma lúdica e interativa de
qual a melhor forma de empregar a pontuação em produção de frases, textos e
redações.
Identificar a
pontuação utilizada em textos jornalísticos, utilizar a pontuação em situação
de diálogo, completar sentido em fragmentos de textos e ampliar o vocabulário.
Cronograma
Duração de três
semanas.
Aula de 60 minutos
uma vez por semana.
Para alunos do 3º
ano.
Referências
bibliográficas
BRASIL, Secretaria de
Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais: língua-portuguesa.
Secretaria de educação fundamental. Brasília. 1997.
OLIVEIRA, Ione
Aparecida Cardoso; CÂMARA, Regina Célia dos Santos; ALMEIDA, Gizele Caparroz. Pontuação nos discursos. Disponível em:
<http//:www.revistaescola.abril.com.br>. Acesso em: 05/05/2013.
IESI – ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE INDAIATUBA
Amanda Gonçalves
Maria GenÍzia Feitosa
Vera Lucia Cardoso
Silva
Projeto de Língua
Portuguesa
Varal de Poesias
Indaiatuba
2013
Amanda Gonçalves
Maria Genizia
Vera Lucia Cardoso
Silva
Projeto de Língua
Portuguesa
Varal de Poesias
Indaiatuba
2013
Trabalho realizado por Amanda Gonçalves,
Maria Genízia e Vera
Lucia Cardoso, sob a
Orientação do
professor Osmar Saviolli Junior
Da matéria de Fundamentos
e métodos da Língua
Portuguesa.
Indaiatuba, 8 de maio
de 2013
Sumário
Projeto--------------------------------------------------1
Introdução---------------------------------------------2
Objetivo------------------------------------------------3
Justificativas------------------------------------------4
Etapa do
Desenvolvimento-----------------------5
Avaliação
---------------------------------------------6
Vinicius de
Moraes---------------------------------7
Poesia - Borboletas
--------------------------------7.1
Cecília
Meireles-------------------------------------8
Poesia Leilão de
Jardim ---------------------------8.1
Poesia Tempos de
Alegria-------------------------9
Conclusão---------------------------------------10
Bibliografia-------------------------------------11
Projeto: “Varal de
Poesias”
Tema: A função da poesia ( Gênero Textual) .
Disciplina – Língua
Portuguesa
Público Alvo – Alunos
do 4º anos do Ensino Fundamental
Período – 2º semestre
de 2013
Duração – 2 meses
1
Introdução
Este projeto oferece
referenciais que será oferecido para os alunos do ciclo 1 como um projeto
pedagógico destinado a atender as necessidades dificuldades do aluno.
O projeto ” o varal
de poesias”, tem como proposta fundamental incentivar os participantes a
valorizar, sistematizar e organizar a leitura e a escrita, que é um aspecto
importante para a aprendizagem da língua portuguesa.
Pois quando se
escreve para alguém é necessário que faça uma adequação no texto, ao ler o
texto para a turma, ha possibilidade de esclarecimento do leitor durante o
processo de leitura, já que nessa situação será feita na presença física do
produtor do texto.
Os leitores poderão
solicitar esclarecimentos sobre o texto diretamente com o escritor o que fará
que ele reflita sobre a escrita e a leitura. Então esse projeto prioriza a leitura e a escrita o da escuta e a fala pois
ambos tratam da linguagem.
De qualquer maneira
tais práticas nunca serão tratadas de maneiras isoladas.
2
Objetivos
· Propor
uma situação de comunicação onde o aluno sinta-se capaz de produzir textos
sugeridos direcionados ou não. Fazendo o uso correto dos sinais de pontuação
para enfatizar a coesão e a coerência no que está escrito.
· Estimulando o pensamento, a criatividade, a
coordenação motora.
· Contribuindo para o desenvolvimento e a
formação da criança.
· De acordo com o PCN o “Gênero
Discursivo”, em coerência com o principio didático que prevê a organização das
situações de aprendizagem a partir da diversidade textual, estão especificados
gêneros adequados para o trabalho com a linguagem oral e com a linguagem
escrita. ( PCN 2, p.108)
3
Justificativas
O projeto trabalha
com a sistematização dos processos de alfabetização, contextualizados em
gêneros textuais, em situações significativas de comunicação a escrita, de tal
maneira que ao entrar em contato com a leitura e a escrita possam sentir-se
verdadeiros usuários da língua e que a cada nova proposta possam tornar-se
leitores e escritores mais competentes. Dessa forma desenvolvendo a autonomia
do aluno em situação de comunicação de oral e escrita
4
Etapa do
Desenvolvimento
1º Etapa :
· O professor vai conversar com os alunos, perguntando se eles
conhecem alguma poesia? De qual autor? Se eles tem o ato de ler poesias? Se
eles tem habito de ler poesias?
· Explicação do professor , vai falar o que é uma poesia, como ela é
organizada, que trata de um gênero textual que tem ótimos autores de poesias no
Brasil.
· Citar alguns autores como: Vinicius de Moraes e Manoel Bandeira, falar
um pouco sobre a sua vida, ler uma poesia do autor.
2º Etapa:
· O professor vai orientar aos alunos,que baseado no que eles conversam,
que formem grupos de três alunos, escrevam uma poesia, relacionando com o seu
cotidiano, o que escrevam alguma vontade que tenham.
· Depois de cada grupo, fará a leitura da sua
poesia em voz alta para a sala.
· Os alunos poderão fazer perguntas para o grupo do tipo: Porque o tema?
- O que representa
essa poesia para o grupo?
Ou mesmo tirar duvida
sobre o assunto caso não tenha entendido.
· Ao terminar as leituras, colocarão as poesias expostas num varal com
barbantes e prendedores ou colocarem em um mural apropriado, onde todos os que
se interessarem poderão fazer a leitura.
5
Avaliação
Será feita uma observação
por meio de participação oral e escrita do aluno nas leituras e produção de
poesias. E a apresentação do projeto Varal de
Poesias.
6
Etapa do trabalho:
• Conhecimento do
estilo poético de alguns autores :
- Vinicius de Moraes
e Cecília Meireles.
Nascido em 19-10-1913, desde cedo
demonstra seu pendor para a poesia. Criado por sua mãe, Lydia Cruz de Moraes,
que, dentre outras qualidades, era exímia pianista, e ao lado do pai, Clodoaldo
Pereira da Silva Moraes, poeta bissexto, Vinicius cresce morando em
diversos bairros do Rio, infância e juventude depois contadas em seus versos,
que refletiam o pensamento da geração de 1940 em diante.
7
Poesia Vinicius de
Moraes
AS BORBOLETAS
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam de muita luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então
Oh, que escuridão!
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam de muita luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então
Oh, que escuridão!
7-1
Cecília Meireles
(1901- 1964)
Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu
na cidade do Rio de Janeiro em 7 de novembro de 1901. Seus pais morreram
quando ainda era criança e ela foi criada pela avó chamada Jacinta, que a vivia
cantarolando cantigas e falando ditados populares. Na casa de Cecília
havia um quintal e um mundo encantado: o mundo dos livros ! Cecília
já gostava dos livros antes mesmo de aprender a ler e foi aos 9 anos que
escreveu o seu primeiro poema. Foi professora, jornalista e aos 18
já havia lançado o seu primeiro livro. Fundou a primeira biblioteca
infantil do Brasil.
8
Leilão
de Jardim
Quem me compra um jardim
com flores?
com flores?
borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis
nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é meu leilão!)
Cecília Meireles
8-1
Poesia feita por uma aluna :
O Tempo da Alegria
Quando eu era criança,
decidi só aproveitar,
sendo que sempre fui feliz,
e agora não tenho do que reclamar!
Mas o mundo mudou,
agora é tudo diferente,
a corda virou computador,
as três Marias viraram Orkut.
E o nosso carrinho reciclável agora virou a poluição,
e se o mundo continuar assim,
meus netos, bisnetos... No futuro terão do que reclamar,
Sendo que a poluição vai aumentar!
Isso é um aviso:
Cuide do planeta!
Autora:
Quando eu era criança,
decidi só aproveitar,
sendo que sempre fui feliz,
e agora não tenho do que reclamar!
Mas o mundo mudou,
agora é tudo diferente,
a corda virou computador,
as três Marias viraram Orkut.
E o nosso carrinho reciclável agora virou a poluição,
e se o mundo continuar assim,
meus netos, bisnetos... No futuro terão do que reclamar,
Sendo que a poluição vai aumentar!
Isso é um aviso:
Cuide do planeta!
Autora:
Isadora Brum
R. da Silva-9 anos/ 4ºANO
9
Conclusão
Conclui-se que ao
trabalhar com esse projeto o aluno terá oportunidade de reconhecer o gênero
textual, que é a poesia absorvendo a riqueza que a poesia traz, será observado
o seu trabalho e a sua participação nas atividades. Dessa maneira, ela
acontecerá processualmente no decorrer das atividades.
10
Bibliografias
http://pensador.uol.com.br/frase/OTI1MTc3/
http://turmadaprofejanete.blogspot.com.br/2011/04/interpretacao-da-poesia-o-tempo-da.html
11
Projeto: O Encanto
das Fábulas
Projeto de
Aprendizagem: Fábulas
Duração: Agosto a
Novembro
Alunos: 3° Ano
Objetivo
Geral
Através do gênero
textual, despertar o interesse da criança para a leitura, de maneira
participativa e introduzindo valores.
Justificativa
No ínicio da Educação
Fundamental, é de suma importância que trabalhemos aspectos da formação de
caráter, de conduta e de cidadania das crianças. Percebe-se que há a necessidade de se inserir a literatura na formação
intelectual e moral dos educandos, sendo do gênero textual, as fábulas poderão
ser utilizadas como alternativa metodológica que permite esclarecer de forma agradável
"uma verdade" a fim de ensinar virtudes aos alunos pois, desde a
antiguidade, a moral implícita nas fábulas tem contribuído para o
desenvolvimento da criança, além de esta ser um recurso de entretenimento capaz
de trabalhar a formação de valores dentro e fora da escola.
Metodologia
· Propiciar conversa em roda para discussão sobre o
que fabula e qual sua importância;
· Utilizar a Biblioteca para leituras individuais e
em dupla;
· Retirar acervos da Biblioteca e levá-los a leitura
ao ar livre;
· Assistir histórias na videoteca;
· Dividi-los em grupo para produção de cartazes
expositivos na escola;
· Produzir um livro virtual na sala de Informática
sobre Fabulas e apresentá-lo para outras turmas;
· Leitura e dramatização a cada semana por um grupo
sorteado;
· Produção de personagens com materiais recicláveis;
Conclusão
A
moral contida nas fábulas é uma mensagem animada e colorida. E, como se sabe,
uma estória contém moral quando desperta valor positivo no homem. Acredita-se
que a estória, ao ser imposta à criança com a finalidade puramente intuitiva,
não permite que ela tenha interesse pela mensagem. (MACHADO, 1964, p.58). Por
fim, para se terem estórias moralizadoras, é preciso fazê-las. É necessária
amor para que atinjam diretamente a alma do leitor, a sua imaginação e a sua
sensibilidade. Assim será alcançada e sentida a beleza e, com ela, a moral
implícita, e, neste âmbito, a estória fabulosa torna-se um excelente recurso,
pois diverte, educa e instrui a criança naturalmente, despertando alegria e
emoção nela, prendendo sua atenção e realizando suas finalidades educativas.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO
2 TEMA
3 OBJETIVO
4 CONTEÚDOS
5 ENSINO FUNDAMENTAL
6 DURAÇÃO
7 MATERIAIS
8 DESENVOLVIMENTOS
8. 1 Livros de historia sobre animais
8.2 DVD com o filme Alfabetização Infantil Animais 2
8.3 Confecções dos cartões
8.4 Escrever nome de animais
8.5 Formar frases
9 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
10 CRONOGRAMA
Claudete Santana
|
1.INTRODUÇÃO:
· Esse projeto tem por objetivo trabalhar com diversos tipos de textos.
2. TEMA: Alfabetização e ensino da língua
3. OBJETIVOS:
· Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e
situações comunicativas que requeiram conversar num grupo, expressar
sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor
sobre temas estudados;
· Considerar a necessidade das varias versões que a produção do texto
escrito requer, empenhando-se em produzi-las com ajuda do professor.
4. CONTEÚDOS:
Linguagem oral e
escrita:
· Entrevista notícia anúncios, (via radio e televisão);
· Quadrinhos, textos de jornais, revistas e suplementos infantis;
· Cartas, bilhetes, postais, cartões;
5. 1º SERIE ENSINO
FUNDAMENTAL
6. DURAÇÃO;
· Uma semana
7. MATERIAIS
NECESSARIO:
· Lápis, lápis de cor,cola, borracha, tesoura, TV e DVD, cartolina,
revistas e livro
8.
Desenvolvimentos:
8.1O professor irá ler um livro de historia sobre animais. Depois irá fazer
um debate com os alunos sobre o livro. Fazendo perguntas, por exemplo: quais
animais eles conhecem, se eles têm animais em casa, se já foram ao zoológico. Depois
o professor irá propor para os alunos que eles façam uma pesquisa de campo.
Eles terão uma
semana para tirar fotos de animais. Exemplo: ( gato, cachorro, passarinho etc).
8.2 O professor irá trazer um filme, (Alfabetização Infantil Animais
2) para que as crianças assistam e reconheçam os diferentes tipos de animais.
Em seguida eles irão formar pequenos grupos para brincar com o alfabeto móvel.
Ou seja, irão pegar letra por letra e tentaram formar o nome do animal que
aparece no filme.
8.3 Os alunos irão recortar as figuras dos animais encontrados na revista. E
também recortarão a cartolina em forma de retângulo para fazer o cartão. Que
serão utilizados para colar as figuras encontradas, depois eles irá trocar de
cartão com outro aluno, que escreverá o nome do animal que está colado no
cartão. E entregará para o professor no final da aula.
8.4 Baseados neste contexto o professor dará continuidade as
atividades com os alunos. Ele entregará os cartões e pedirão que os alunos
leiam em voz alta, depois eles irão escrever o nome do animal no caderno
separando as sílabas. Então o professor pedirá que eles tragam as fotos que
foram tiradas para próxima aula.
8.5 Nessa aula eles vão utilizar as fotos que foram tiradas durante a
semana. Com auxílio do professor, os alunos irão formar frases de acordo com a
foto. Por exemplo, O gato está no sofá. E assim o professora irá avaliar as
atividades feitas durante a semana.
8. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA:
De acordo com
PCN de Língua Portuguesa nas series iniciais todos devem produzir textos,
inclusive os pequenos que não estiverem alfabetizados. Por meio do ditado, seja
para os colegas ou para o professor, esses alunos vão se apropriando, ao mesmo
tempo, da linguagem escrita e do sistema alfabético. Aqueles que já estiverem
alfabetizados precisam ser desafiados a conquistar cada vez mais autonomia,
planejando, escrevendo e revisando seus textos de acordo com os propósitos, o
gênero e seus potenciais leitores.
9. CRONOGRAMA:
DATA
|
ATIVIDADE
|
06/05/2013
Primeira aula
|
Livros de historia sobre animais.
Proposta de trabalho
|
07/05/2013
Segunda aula
|
DVD com o filme
Alfabetização Infantil Animais 2
Brincar com o
Alfabeto Móvel
|
08/05/2013
Terceira aula
|
Confecções dos
cartões
Escrever nome de
animais
|
09/05/2013
Quarta aula
|
Leitura do cartão
Separação de
sílabas
|
10/05/2013
Quinta aula
|
Formar frases
Avaliação
|
Conclusão
Conclui-se que é
importante que o aluno tenha contato com vários tipos de textos para facilitar
a sua aprendizagem.
BIBLIOGRAFIA
Parâmetros
Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa/
Secretaria de
Educação Fundamental. – 2. Ed. – Rio de Janeiro:
DP&A, 2000.
INSTITUTO DE ENSINO
SUPERIOR DE INDAIATUBA
ADRIANA
CERQUEIRA
LEITE RA:
51102314
ALINE
MOURA CALSONI RA:
51102402
CAMILA
BANNWART
SCHIAVINATO RA:
510048
Indaiatuba
2013
ADRIANA
CERQUEIRA
LEITE RA:
51102314
ALINE
MOURA CALSONI RA:
51102402
CAMILA
BANNWART SCHIAVINATO RA:
510048
TRABALHO DE
FUNDAMENTOS E MÉTODOS DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
|
Sumário
INTRODUÇÃO_______________________________________________3
OBJETIVO_____________________________________________3
JUSTIFICATIVA_________________________________________4
DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE AULA__________________4
CRONOGRAMA_________________________________________6
BIBLIOGRAFIA__________________________________________6
Introdução
A produção de texto é uma prática social de linguagem
indispensável para a participação no mundo da escrita. As crianças de 3º ano precisam
ser estimuladas para que busquem cada vez mais a sua autonomia, planejando,
escrevendo e revisando seus textos de acordo com os propósitos que serão
exigidos pelo professor.
O ensino da produção de texto de diferentes gêneros possibilita a
participação cidadã de cada indivíduo em qualquer contexto seja formal ou
informal, ainda que ao longo de toda vida escolar e mesmo no cotidiano os
textos estarão presentes em nosso dia-a-dia, no âmbito escolar será utilizado
em resumos, anotações de aula, roteiros de seminário, registros de experimentos
científicos etc., e no nosso cotidiano fazemos uso frequente através de e-mail,
bilhetes, receitas, listas, etc.
Objetivo
Ao final das séries iniciais do Ensino Fundamental de baseado Os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa estabelecem como
objetivos para a produção escrita ao final da 2ª série (atual 3º ano) que os
estudantes sejam capazes de:
- Produzir textos escritos coesos e coerentes, considerando o leitor e o
objeto da mensagem, começando a identificar o gênero e o suporte que melhor
atendem à intenção comunicativa;
- Considerar a necessidade das várias versões que a produção do texto escrito requer, empenhando-se em produzi-las com ajuda do professor;
- Escrever textos dos gêneros previstos para o ciclo, utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com a forma ortográfica. Os gêneros sugeridos para o trabalho com a linguagem escrita são: receitas, instruções de uso, listas; textos impressos em embalagens, rótulos, calendários; cartas, bilhetes, postais, cartões, convites, diários; quadrinhos, textos de jornais, revistas, e suplementos infantis; anúncios, slogans, cartazes e folhetos; parlendas, canções, poemas, quadrinhas, adivinhas, trava-línguas, piadas; contos (de fadas, de assombração etc.), mitos e lendas populares, folhetos de cordel, fábulas; textos teatrais; relatos históricos, textos de enciclopédia, verbetes de dicionário e textos expositivos de diferentes fontes.
- Considerar a necessidade das várias versões que a produção do texto escrito requer, empenhando-se em produzi-las com ajuda do professor;
- Escrever textos dos gêneros previstos para o ciclo, utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com a forma ortográfica. Os gêneros sugeridos para o trabalho com a linguagem escrita são: receitas, instruções de uso, listas; textos impressos em embalagens, rótulos, calendários; cartas, bilhetes, postais, cartões, convites, diários; quadrinhos, textos de jornais, revistas, e suplementos infantis; anúncios, slogans, cartazes e folhetos; parlendas, canções, poemas, quadrinhas, adivinhas, trava-línguas, piadas; contos (de fadas, de assombração etc.), mitos e lendas populares, folhetos de cordel, fábulas; textos teatrais; relatos históricos, textos de enciclopédia, verbetes de dicionário e textos expositivos de diferentes fontes.
Justificativa
Iniciar os alunos para um caminho que deverão trilhar para se
transformarem em cidadãos da cultura escrita e serem capazes de utilizar a
escrita com eficácia tendo condições de assumir a palavra também por escrito
para produzir textos adequados.
Desenvolvimento do Plano de Aula
Realizaremosatividades acerca do desenvolvimento de escrita sobre
bilhetes e cartas. Primeiramente os alunos irão conhecer esses dois tipos de
texto e a sua finalidade, faremos a comparação entre eles, mencionando em quais
situações necessitamos de um bilhete e situações em que escrevemos uma carta.
Propostas
de produções textuais serão promovidas na sala de aula. Esta que por sua vez
também se dará a partir de construções de escritas coletivas, sendo a
professora escriba. As correções serão realizadas coletivamente, proposta de um
aluno corrigir a do colega e depois a professora fazer a verificação e também a
correção individual, que indicará os erros escrevendo positivamente o que o
aluno avançou e o que necessita melhorar, após fazer a reescrita considerando as
correções.
Faremosmomentos
em que os alunos criarão bilhetes e cartas com algum intuito. Primeiramente
vamos escrever bilhetes que deverão ser trocados entre os colegas, o intuito é
avisá-los sobre algum fato do nosso cotidiano. Por último vamos escrever uma
carta, aqui os alunos irão escolher uma pessoa conhecida.
Depois
da carta escrita, os alunos aprenderão a preencher o envelope, este que por sua
vez poderá ser entregue nos correios e assim chegar ao destinatário.
Em combinado
com a classe, com a finalidade de desenvolver nos alunos o gosto pela leitura ,
os alunos poderão levar um texto seja uma história, receita, advinhas, etc. (A
professora irá explicar sobre os diversos gêneros textuais). E sempre no início
ou final da aula realizar a leitura como forma de prazer, informação, instrução
e diversão.
Continuação
do plano anterior. “Proposta de uma entrevista para a criação de uma biografia
com alguém da família, para a realização da entrevista será criado um roteiro
com conjunto com a classe, para que assim os alunos possam coletar informações
e escrever a biografia da pessoa escolhida.”
A
professora disponibilizará alguns fantoches para os alunos, esses fantoches
fazem parte de histórias já conhecidas pelos alunos, como por exemplo, a Dona
Baratinha, mesmo assim, reservaremos um momento da aula para realizar o conto
dessa história. Após os alunos em pequenos grupos, terão o contato com o
fantoche e irão encenar partes da história, podendo fazer alguma mudança no
enredo. Cada grupo ficará com uma parte da história.
Avaliação
Será realizada uma avaliação
diagnóstica na área de Linguagens e Códigos e também uma avaliação de produção
textual visando os seguintes aspectos: Utilização do parágrafo; uso de letra
maiúscula e minúscula quando necessárias; coerência entre o início meio e fim.
Cronograma
As atividades de produção de textos serão desenvolvidas durante o Mês de
Junho, damos aulas as segundas e quartas de 50 minutos.
Bibliografia
Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria da
Educação Fundamental. – 2. ed. – Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
Gênero Carta
Bárbara Rafaela
Raquel Gomes
SUMÁRIO
OBJETIVO..................................................................................1
DESENVOLVIMENTO
...............................................................2
FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA..................................................3
CRONOGRAMA.........................................................................4
BIBLIOGRAFIA...........................................................................5
De
acordo com o PCN nas primeiras séries do ensino fundamental, os gêneros
textuais já são introduzidos para os alunos, intensificando e condicionando a
linguagem escrita.
Este
projeto tem como objetivo de apresentar para o aluno do terceiro ano do ensino
fundamental o gênero carta, sua função social e levando assim o aluno a ter
maior capacidade de compreensão de leitura, interpretação de texto e aptidão na
produção dos mesmos.
Sabe
se que com a evolução da tecnologia e a modernização atual, os alunos não tem
mais o hábito, e muitos deles nem conhecem a função da carta, como fazer, em
quais situações utiliza-la,, enfim, em geral o e-mail “dominou” essa geração.
O
ensino através do gênero carta permite que o aluno torne-se competente na
leitura e na escrita. Deve-se a isto o fato de o aluno precisar conhecer vários
tipos de carta, por em prática seus conhecimentos de mundo. Sendo assim, a
carta não é mais algo esquecido, ou até mesmo desconhecido aos alunos e sim
torna se para eles m gênero atual e continuo no dia a dia deles, cabendo ao
professor passar este conhecimento através
da realidade deles e a prática estimulando os a “colocar a mão na massa” através da carta.
Pensando
nisso, o projeto além de resgatar a importância deste gênero textual, os alunos
terão a oportunidade de conhecer o museu
do correio, e como encerramento, terão
de escrever uma carta social a eles mesmos para daqui vinte anos. A carta deverá ser redigida na
norma culta, e será lacrada em uma
cápsula do tempo no jardim (ou em outro lugar externo do colégio) com a
presença de todos.
O
desenvolvimento do projeto será feito da seguinte forma:
·
Nas primeiras aulas os alunos vão conhecer
sobre a carta, sua história entre
outros, feito esta contextualização será pedido que os alunos tragam (com a
ajuda dos pais) cartas de todos os tipos ((pessoal,
reclamação, solicitação, que circulam na sociedade),para que possam
analisa –las em sala de aula e em
seguida, os alunos escreveram cartas uns aos outros e as enviarão pelo correio.
Explorar
a estrutura da carta (cabeçalho, saudação ao
destinatário, assunto, saudação de despedida e nome do remetente),
·
Elaborar perguntas referentes a
carta para que sejam respondidas com a família e pedir para que se possível
levarem cartas de casa para mostrar para a turma,
·
Confeccionar um envelope
“fictício” com eles,
·
Auxilia-los na execução de uma
carta pessoal de verdade e leva-los ao Correio.
O projeto
será aplicado em um mês, sendo em dias em que as quatro aulas seja com a
professora da sala, e usaremos uma aula ( 50mim) para o projeto. O mesmo terá a
necessidade de uma saída com os alunos para que visitem o museu do correio e isso levará um pouco mais de tempo e também
teremos que contar com a participação dos pais na cerimonia de lacração da cápsula
do tempo.
Após todo o estudo sobre a carta, os alunos
faram uma Visita ao museu do
correio, e como encerramento, terão de
escrever uma carta social a eles mesmos para daqui vinte anos. A carta deverá ser redigida na
norma culta, e será lacrada em uma
capsula do tempo no jardim (ou em outro lugar externo) do colégio com a
presença de todos.
BIBLIOGRAFIA
Nomes: Gabriela Trevisan
Milena Cavalaro
Verônica Pacheco
Fundamentos e Métodos da Língua
Portuguesa
Projeto Literário
INDAIATUBA
2013
Este
projeto tem por finalidade desenvolver a habilidade do uso da linguagem de uma
forma mais facil para os alunos assimilarem o conteudo.
Este
projeto é em cima do livro de Monteiro Lobato chamado As Formigas Ruivas,
dentro dele estudaremos forma culta e forma informal da lingua portuguesa,
afinal, para se viver, é necessario aprender a lingua culta, mas para conviver,
a linguagem cotidiana é fundamental.
A
história narrada no livro acontece logo após Narizinho ter colocado Emília para
secar ao sol, e enquanto esperava a boneca secar, ficou observando as formigas
se locomovendo do formigueiro, e parando para conversar quando se encontravam.
E assim as duas (Emilia e Narizinho) embarcam em uma grande aventura. Este
livro, ou melhor dizendo, esta coleção Pirlimpimpim é indicada para quem está
começando a ler, pois reune histórias curtas, tiradas do texto original do
autor.
Como
citado no PCN da lingua portuguesa sobre aspectos gramaticais, saber o que é
substantivo, adjetivo, verbo, etc, não significa ser capaz de construir bons
textos, empregando bem esses conhecimentos, ou seja, não se deve sobrecarregar
os alunos com palavriados sem função, justificado inclusivamente pela tradição
de ensina-lo. Pois é desnecessario e costuma apenas confundir os alunos.
Isso
não significa que não é para ensinar fonética, morfologia ou sintaxe, mas que
elas devem ser oferecidas à medida que se tornarem necessarias para a reflexão
sobre a língua.
Portanto
o principio didático básico das atividades é sempre o mesmo: partir do que os
alunos já sabem sobre o que se pretende ensinar e focar nas dificuldades para
melhorar a sua capacidade de uso da linguagem, usando também a interação e
socialização dos alunos.
E
é a partir daí que o nosso projeto foi elaborado, pois de acordo com o livro “
As Formigas Ruivas” os alunos realizarão atividades que desenvolverão pequenos
texto e estudarão os verbos, adjetivos, provérbios e pronomes de tratamento,
ampliando assim seu vocabulário.
Sendo
assim o projeto será realizado aproximadamente durante 1 mês e sua fundamentação
foi iniciada através de pesquisa feita nos Parametros Curriculares Nacionais da
Língua Portuguesa.
Conclui-se
que não é necessário apenas ensinar gramática com a forma tradicional, mas
ta,bém, de uma forma que os alunos possam interagir tornando assim a “matéria”
mais divertida e facilitando a aprendizagem.
Bibliografia
portal.mec.gov.br
As formigas ruivas-Monteiro
Lobato- Ed. globinho
NOMES: NEIDE GOMES DA
SILVA Pedagogia – 5° Semestre
SÔNIA MARIA DAS CHAGAS
PROJETO DE ORTOGRAFIA
REDAÇÃO
Trabalho realizado como exigência
da Disciplina: Fundamentos e Métodos
da Língua Portuguesa, sob
orientação do
prof: Osmar Jr.
Indaiatuba
- SP
Maio/2013
INTRODUÇÃO
Neste projeto
trabalharemos a ortografia, que é uma das classes gramaticais.
É muito
importante fazer com que as crianças treinem a escrita, utilizaremos a redação
como forma de trabalhar a ortografia. Desta forma iremos descobrir as
dificuldades de cada aluno na hora de escrever, para podermos ajuda-los a
superar os erros ortográficos e também incentivar a leitura.
4
PROJETO
1.
Série:
2º ano do Ensino Fundamental.
Idade: 7 anos.
2.
Tema:
Língua Portuguesa / Ortografia.
3.
Objetivo: Incentivar as crianças a escrever corretamente ( escrita
formal ) e também incentivar a participação da família nas atividades escolares
dos filhos.
4.
Duração: 3 aulas em semanas diferentes ( espaço de 7 dias de uma
aula para outra, no total de 15 de elaboração do projeto ).
5.
Material: Conversa na sala de aula, lápis, caderno, observação das
crianças no convívio familiar.
6.
Desenvolvimento:
6.1-
Primeira aula: Durante a
aula de terça- feira, na qual realizamos a atividade roda de conversa, surgiu
da parte dos alunos o assunto família e como elas são diferentes na sociedade
atual. A professora aproveitou para esclarecer aos alunos que muitas crianças
não têm pai, mãe, ou até mesmo não tem os dois e são criadas por tio, tias,
avôs ou avós. A professora explicou aos alunos que o mais importante que elas
têm alguém que cuide delas.
A
partir do comentário das crianças e de todos quererem falar sobre suas famílias
a professora propôs aos alunos o projeto: Ortografia / Redação sobre a família.
As crianças teriam que observar durante o resto da semana e no fim de semana
como era o relacionamento deles com todos os componentes da família e anotar no
caderno de português, ou seja, que eles escrevam uma redação sobre o que eles
mais gostavam de fazer com a família. Todos os alunos teriam que apresentar o
que escreveram para professora e os coleguinhas na outra terça feira, após sete
para dar continuidade ao projeto.
6.2-
Segunda
aula: Na aula de
terça-feira após os sete dias dados para as crianças observarem e fazerem
anotações sobre o convívio familiar, a professora retornou o projeto:
Ortografia / Redação, com os alunos. Ela pediu que cada aluno lesse o que
escreveu na roda de conversa e recolheu as redações para corrigi-las e
devolve-las aos alunos em outra aula.
6.3-
Terceira aula: Na aula de
terça-feira após quinze dias do inicio do projeto, a professora retomou o
projeto: Ortografia / Redação, para finaliza-lo. A professora devolveu as
redações já corridas aos seus alunos e pediu que todos refizessem as redações
sem os erros ortográficos, pois eles iriam entregar as suas famílias como forma
de demonstrar o amor e o carinho que cada um sente por sua família. E também
que escrevam no caderno dez vezes cada palavra que erraram.
5
7.
Fundamentação teórica: Segundo o PCN de Língua Portuguesa, o
ensino da ortografia dá-se por meio da correção que o professor faz de redações
e ditados, seguida de uma tarefa na qual o aluno copia várias vezes o que
escreveu errado. ( pág 84, 2000)
8.
Cronograma: Abril de 2013, para o projeto: Ortografia / Redação.
dom
|
seg
|
ter
|
quar
|
quin
|
sex
|
sab
|
1
|
2
|
3 ( 1ª aula do
projeto: Ortografia/ Redação) Inicio.
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10(2ª aula do projeto:
Ortografia/ Redação) Continuação.
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17(3ªaula do projeto:
Ortografia/ Redação) Finalização.
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
|||||
6
CONCLUSÃO
É
importante que o professor utilize sempre os assuntos que são de interesse dos
alunos. Sempre que possível o professor deve valorizar a iniciativa dos alunos
em discutir os assuntos abordados por eles utilizando-os nas diversas
disciplinas. Podemos afirmar que os alunos se dedicam muito mais nas atividades
as quais os assuntos são do interesse deles, ou faz parte do seu
cotidiano.
7
BIBLIOGRAFIA
Parâmetros
curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental.
-2.ed.-Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
FACULDADE MAX PLANCK
CURSO DE PEDAGOGIA
ISRAEL CASTRO
RAQUEL SANTOS
PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA: SÍLABA TÔNICA
INDAIATUBA
2013
ISRAEL CASTRO
RAQUEL SANTOS
PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA: SÍLABA TÔNICA
Trabalho apresentado à Faculdade
Max Planck como requisito para
nota do 2º bimestre do 5º semestre
do curso de Pedagogia.
INDAIATUBA
2013
Sumário
1. Objetivos..........................................................................................................04
2.
Etapas do desenvolvimento.............................................................................04
2.1 Planejamento dos gêneros e palavras a serem
trabalhadas em sala de aula durante o projeto..............................................................................................04
2.2 Duração do
projeto...........................................................................................04
2.3 Métodos para avaliação...................................................................................05
3. Cronograma.....................................................................................................05
3.1 Trabalhos com diferentes gêneros...................................................................05
3.2 Classificação da sílaba tônica..........................................................................06
3.3 Brincadeiras e jogos para
fixação....................................................................06
Bibliografia........................................................................................................07
1. Objetivos
O projeto tem como objetivo levar os alunos a uma reflexão dinâmica a
respeito da estrutura e sonoridade das palavras, incentivar o estudo através de
músicas e gêneros diversos, demonstrar a naturalidade dos falantes ao pronunciarem
as palavras e sua sílaba tônica.
2.
Etapas do Desenvolvimento
2.1
Planejamento de gêneros e palavras a serem trabalhadas em sala de aula durante
o projeto
Os gêneros musicais e textuais a serem escolhidos devem variar, buscando
enriquecimento cultural do aluno e facilitando a aprendizagem. As músicas de
cultura popular trazidas por alunos não devem ser desprezadas pois fazem parte
da realidade dos estudantes e pode contribuir para aprendizagem do conteúdo em
foco.
O uso de poesia, poema e trava-língua dinamiza a aula e pode contribuir
no desenvolvimento geral do aluno na disciplina de língua portuguesa. O
professor deve trazer exemplos prontos e pedir também aos alunos para que
participem da aula ou tragam de casa algum texto de seu interesse.
Planejar torna-se extremamente importante para impedir que etapas de
aprendizagem sejam atropeladas, o aluno passa do mais fácil ao difícil sem
confusões desnecessárias.
2.2
Duração
do Projeto
A duração do projeto pode variar de acordo com o andamento da sala,
estima-se que três semanas seja o tempo adequado para amadurecimento dos alunos
a respeito do tema tratado. Ao término desse tempo, espera-se que os alunos
estejam capacitados a classificarem as palavras de acordo com sua sílaba
tônica.
2.3 Métodos para avaliação
A avaliação deve ser feita em sala de aula durante os trabalhos e
brincadeiras, em grupo e individual através de registros em caderno ou de forma
oral. O professor deve avaliar a capacidade de cada aluno em classificar as
palavras e reconhecer a silaba tônica independente dos acentos que representam
a tonicidade da palavra.
É preferível que a avaliação seja feita de forma discreta, não opressiva,
evitando futuros traumas na aprendizagem, deixando portanto o aluno agir de
forma normal, como se continuasse em exercício de rotina.
3.0 Cronograma
Seguir um cronograma durante o desenvolvimento do projeto é importante
para que o professor possa acompanhar os objetivos e metas que foram
alcançados, o tempo, e também para que ele possa criar alternativas e métodos
para avançar em alguma etapa que os alunos apresentem dificuldade.
A formulação do cronograma desse projeto pode ser alterada ou mesmo
dividida em grupos conforme o desenvolvimento individual e coletivo das
crianças.
3.1 Trabalhos com Diferentes
Gêneros
A primeira semana do projeto deve ser reservada para um trabalho oral, no
qual devem ser apresentados os diversos gêneros musicais e textuais as crianças.
Dentro desses gêneros o professor deve separar algumas palavras previamente
escolhidas e pedir aos alunos para refletirem sobre a pronúncia, estimulando
assim a separação dos sons e a descoberta da sobreposição de um som aos demais,
apresentando-lhes a sílaba tônica.
Muitas músicas apresentam simetria entre ritmo e classificação das
palavras quanto a silaba tônica e esse encaixe deve ser aproveitado para
facilitar a aprendizagem do aluno. A maioria das músicas infantis apresentam
claramente a sílaba tônica e já fazem parte do conteúdo cultural das crianças,
podendo ser usadas como parte inicial do uso de gêneros
3.2 Classificação da Sílaba Tônica
A classificação deve ser estimulada através de forma natural, através da
fala e da contextualização sobre o significado das palavras: oxítonas,
paroxítonas e proparoxítonas.
Uma curiosidade cabível é saber que a origem de o-xí-to-na vem do grego
OXITONOS, "de som agudo", de OXY "de som agudo, cortante",
mais TONS, "tom". A palavra paroxítona traz a mesma etimologia, porém
com o prefixo PARA "ao lado, além". É a que está "ao lado"
da oxítona. Por sua vez a preposição PRO quer dizer "antes". "Antes" da que está "ao lado" da
oxítona
3.3 Brincadeiras e jogos para fixação
Para tornar a aprendizagem mais agradável e dinâmica, muitos jogos podem
ser utilizados, buscando formar e classificar palavras dentro da teoria
aprendida. O professor pode usar diversos materiais para atrair a atenção da
criança: papel, computador, música, competições, etc.
Através da repetição e acompanhamento do professor as crianças conseguem
entender que independente do tamanho da palavra, a sílaba mais forte será
sempre uma das três ultimas. Além disso, a troca de sílabas para formação de
novas palavras faz as crianças lerem cada nova palavra buscando descobrir onde
o som forte deve ficar, onde lhe parece familiar. Esse processo dedutivo
diminui as chances de futuros erros das crianças quanto a classificação de
palavras
Bibliografia
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