segunda-feira, 26 de setembro de 2011

SOBRE UMA AULA DE SOCIOLOGIA - 2 semestre de Pedagogia

Nas aulas de Sociologia com a professora Fabíola, estamos estudando sobre “Bases de Sustentação da Sociedade”. Por Milena Cavalaro

  Um dos temas é Isolamento Social, são grupos ou indivíduos que são banidos do convívio social.
  O Bullying é um exemplo de Isolamento Social.
  O Bullying é uma palavra inglesa, que traduzida significa amedrontar. Refere-se a todas as formas de atitude agressivas, intencionais e repetitivas. O termo usado é novo, mas o problema já existe há um bom tempo.
  O Bullying atinge àqueles que têm características que os distinguem dos outros. Isolados tornam-se alvo fácil para agressores.
  Tipos de Bullying:
*Verbal: Salientar características particulares da vítima através de apelidos, sarcasmo e gozação.
*Físico: Qualquer tipo de violência física- empurrões , pontapés, beliscões, tapas ou chutes.
*Emocional: Isolar a vítima, ameaçar, ignorar, chantagear ou ridicularizar.
*Racista: Insultos que remetam à cor da pele, diferenças culturais, religiosas ou étnicas.
*Cyberbullying: Agressões via internet. É hoje um dos tipos de bullying mais freqüentes no ambiente escolar. Os agressores hostilizam os colegas pela facilidade de tornar públicos imagem e comentários depreciativos nas redes sociais e ainda mantêm o anonimato.
  Diversos especialistas no assunto aconselham que pais devem procurar elevar a autoestima dos seus filhos, ressaltando suas qualidades. Não incentivá-los a revidar ataques que sofrem.
  Esse foi um de vários temas que discutimos em sala de aula.

Um comentário:

  1. Tenho observado entre os adolescentes que o maior problema dos casos de Bullying é a falta de valores. Eles estão perdidos, assim como a sua identidade. As pessoas estão caminhando para a individualidade e esquecendo que existe o próximo, não se importando em pensar antes de agir. A tolerância tem se tornada escassa.
    As moçada escreve qualquer coisa na internet, não dando a importância naquilo que poderá repercutir.
    Os adolescentes não têm parâmetros do que é certo ou errado, estão sem limites, ultrapassam os direitos do outros. As famílias desestruturadas, a falta de relacionamento afetivo, a baixa estima, o gosto pelo poder, tudo isso contribui para a prática do Bullying.

    ResponderExcluir