segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A CONSCIÊNCIA DO ALFABETIZADOR


Acredito que a maioria dos pais, como aconteceu comigo, não conhecem o que são métodos de alfabetização, a escolha da escola fica a cargo de valores e praticidades no transporte, e querem seus filhos alfabetizados.
O que é alfabetizar?
Mediante a tantas escolas implantadas em cada cidade do nosso País, nos deparamos com um grande número de semi-analfabetos. Será que é por causa dos métodos escolhidos?
É de fundamental importância que a escola, ao escolher o método, que será o caminho para a alfabetização, seja analítica, global ou tradicional, para que de fato se desenvolva e concretize a aprendizagem, dê apoio em todos os segmentos envolvidos nesse processo, passando por todas as etapas da alfabetização, respeitando as variações lingüísticas, a diversidade cultural e refletindo, juntamente com os educandos a respeito da norma culta.
Para chegar a essa análise crítica, é necessário que a criança obtenha o conhecimento da língua, seu sistema, que seja conhecedora do código da escrita e principalmente, no que se diz respeito ao letramento, que seja ensinado de maneira lúdica, intensa, observando e aprendendo as diferentes formas de linguagem, ampliando o conhecimento oral, buscando a leitura do mundo em que vive.
Essa leitura precisa, para ser feita, que o sujeito aprenda a analisar, refletir, comparar, mas, será que as crianças de hoje estão aptas para esse processo? O letramento está sendo satisfatório? Será que o professor está preparado para, de fato, ser o mediador?
Fala-se tanto em criar cidadãos, integrante da sociedade, mas, o que essa sociedade espera dos futuros sujeitos, nossas crianças, com a atual sistema de ensino?
As crianças são aprovadas mesmo não sendo conhecedoras da linguagem. Muitas conhecem apenas os símbolos, não conseguem fazer relação do mundo com a leitura quando aprendem a ler as frases e isso ainda com ajuda de alguém. Não têm autonomia para seguir o caminho da leitura e escrita.
A leitura ajuda na formação moral do indivíduo, os princípios, os limites, os valores, as aptidões e potencialidades, faz com que o indivíduo busque um ideal, além de elevar sua estima, promovendo o resgate da cidadania e a inclusão social. Ajuda na formação de uma sociedade consciente de seus direitos e deveres, tendo um olhar crítico, uma visão de mundo e de si mesmo, podendo atribuir novos significados a acontecimentos.
Eu acredito que o professor deva ser conscientizado da importância do seu papel e da importância da formação da criança para a sociedade antes de assumir uma sala de aula.
Faz-se necessário embasamentos teóricos, escolha correta do método, conhecimento do contexto histórico social dos educandos, porque alfabetizar não se resume em decifrar os códigos na hora de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender e criticar.
Posso afirmar que historicamente, o indivíduo que sabe ler e escrever, para de acreditar em senso comum e busca, cientificamente, os fatos históricos do ser humano, como se formou a sociedade e porque essa atual sociedade é o que é, e como transformá-la, se tornando capaz de interagir com o mundo e com a realidade que o cerca.

“ Através da leitura todos se tornam iguais, com as mesmas oportunidade. A leitura, além de tornar o homem mais livre, possibilita que ele vá a muitos lugares que sem a leitura jamais iria” (HOFFMANN,2009).

Joseita Maria Teixeira - 4 termo de Pedagogia

Nenhum comentário:

Postar um comentário